Primeira vez no cinema, vendedora elogia o CineFuturo



Alguns minutos após uma sessão do CineFuturo ter começado, uma senhora puxa os dois filhos pelo braço e desce desengonçadamente pelas escadas. Não demora muito, acomoda-se em uma das poltronas do cinema e, justificando-se, avisa logo o motivo de tanto afobação: "É a minha primeira vez aqui".

Eliane Maria com os filhos: Ana Luiza, 9, e Luiz Henrique, 7
A Mostra Internacional do Festival foi a primeira experiência da revendedora Eliane Maria no cinema. Diferente dos antigos frequentadores do Cinefuturo que se acostumaram ao escurinho do cinema, Eliane deu seus primeiros passos rumo a uma fixação. Moradora da ilha de Itaparica, sua principal motivação foi o desejo de aniversário de seu filho, Luiz Henrique, em ir para uma sessão. "Ele não quis festa. Pediu uma ida para o parque ou para o cinema. Vim aqui para Salvador com a intenção de comprar sapatos, e revendê-los na ilha. Não deu tempo de irmos para o parque, então acabamos vindo para aqui".

Com Luiz Henrique, 7, e Ana Luiza, 9, Eliane assistiu aos curta-metragens "Charizard" e "O Amor em Branco e Preto". Logo depois, passou o longa-metragem italiano "As Quatro Voltas", documentando a rotina bucólica do interior da Itália. A revendedora elogiou o filme, e gostou das imagens na telona. "Eles mostram como se faz o carvão, arrumam a madeira para fazer uma fogueira. É bem interessante". Os filhos também curtiram o momento cinematográfico.

Cena do filme italiano "As Quatro Voltas"
A primeira experiência de Eliane contou com algumas novidades que ela não esperava. "Pensava que a sala de cinema fosse um lugar escuro, mas não sabia que era tanto. Nem podia nem enxergar as poltronas". Mesmo com a dificuldade em encontrar espaço, ela não deixou de se emocionar: "Foi incrível!"

Eliane justifica a falta de espaços de cinema na ilha de Itaparica o motivo de nunca ter ido a uma sessão. Ela não sabia, porém, o quão acessível era o festival. "Pensei que não tinha condições financeiras para ir ao cinema. Agora vejo que é falta de costume mesmo, de conhecimento". Depois deste dia, a revendedora garante sua volta em alguma sessão. "Com certeza, depois da experiência, verei mais filmes no cinema".

O Cinefuturo fica honrado por contribuir com a difusão do cinema, tanto para o cinéfilos quanto para os de primeira viagem. Acessibilidade e democratização foram os objetivos alcançados nesta edição, que cada dia rende mais frutos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se expressar não precisa ofender.
Comentários com palavras ofensivas serão excluidos

Um dos Maiores Eventos de Cinema do Brasil
Tornando nosso país referência na 7ª Arte